Programa online e gratuito para empreendedores(as) de impacto das periferias que querem fortalecer os seus negócios!


Conheça os destaques das edições Sul-Sudeste e Norte-Nordeste

SOBRE O PROGRAMA

O Lab NIP - Negócios de Impacto da Periferia foi criado para você, empreendedor(a) da periferia, que também acredita no potencial de impacto do seu negócio para transformar positivamente sua quebrada.


Nós da A Banca, Artemisia e FGVcenn - ao lado de parceiros de peso - nos unimos para lançar 3a edição desse programa gratuito que irá fortalecer até 30 negócios das regiões Norte e Nordeste, e o seu pode ser um deles!


O programa tem duração de 7 semanas e conta com encontros online, que trarão conteúdos e muitas trocas com especialistas e com outros(as) empreendedores(as) para apoiar o desenvolvimento dos negócios e amplificar o impacto positivo de suas iniciativas.


Nosso objetivo é potencializar quem mora na periferia e está criando negócios inovadores para as periferias, para que possam avançar e gerar ainda mais impacto.



PARA QUEM É?

Se você é empreendedor(a) social de alguma periferia da região Norte ou Nordeste do Brasil, e quer ter apoio para desenvolver o seu negócio e ampliar seu impacto, esta edição do Lab NIP é pra você!


Podem participar empreendedores(as) que já estejam no início de suas jornadas ou que já tenham um produto/serviço desenvolvido e lançado. Toda metodologia do programa é planejada para apoiar quem tem intenção de gerar transformações sociais positivas.


Acreditamos que a mudança só acontece quando todos, todas e todes fazem parte da solução, e por isso, estamos buscando ativamente inclusão e diversidade em nosso programa. Empreendedores(as) de diferentes raças, credos, gêneros e tipos de orientação sexual são mais que bem-vindos(as) em nosso processo seletivo.

Conheça os destaques das edições Sul-Sudeste e Norte-Nordeste



CONFIRA OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

IMPACTO SOCIAL OU AMBIENTAL

Produtos ou serviços que possam apoiar a resolução de desafios ambientais ou sociais, que melhorarem a qualidade de vida das pessoas que vivem nas quebradas.


FOCO NAS PERIFERIAS DO NORTE E NORDESTE

Iniciativas criadas e atuantes nas periferias do Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) ou Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), lideradas por empreendedores(as) das regiões.


PERFIL DO(A) EMPREENDEDOR(A) E EQUIPE

Empreendedores(as) e equipe com intenção genuína de impactar positivamente a sociedade, engajados(as) com o negócio

e abertos(as) a repensar pontos fundamentais da solução. 


MODELO DE NEGÓCIO E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

Negócios lucrativos ou que estejam em busca de modelos rentáveis

para se manter de pé.


ESTÁGIO DE MATURIDADE

Negócios com produto/serviço em fase inicial de desenvolvimento, prototipação, testes de mercado, até negócios já em operação, em início de vendas ou em captação de recursos.


O QUE BUSCAMOS

Empreendedores e empreendedoras inquietos(as), inovadores(as) e com forte intenção de gerar impacto positivo na vida das pessoas que moram nas quebradas das regiões Norte e Nordeste do Brasil.


Muitas lideranças de negócios atuantes nas periferias do Brasil estão criando soluções inovadoras com potencial de apoiar temáticas fundamentais, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

da ONU. E por isso, queremos saber: dentro de qual objetivo seu negócio quer gerar impacto positivo? Conte pra gente em seu formulário de inscrição!

POR QUE PARTICIPAR?

Os negócios selecionados serão impulsionados com base na metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia - organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Terão acesso a conteúdos de empreendedorismo e impacto social, mentorias com especialistas, além de se conectarem com outros(as) empreendedores(as) de impacto atuantes em periferias.


Ao final do programa, os(as) participantes estarão mais preparados(as) para os próximos passos de desenvolvimento de suas soluções para que possam crescer e ampliar seu impacto social. E mais: os negócios que se destacarem poderão receber até 15 mil reais para aprimorarem suas iniciativas. 


Conheça os destaques das edições Sul-Sudeste e Norte-Nordeste

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Aprofundamento do impacto social

da solução e apoio no desenvolvimento

do negócio.

Capital semente de até R$15 mil

+ apoio personalizado por 6 meses para os destaques.

Ajuda de custo de R$1.250,00 para os demais negócios selecionados que concluíram o programa.

 Conexão com especialistas em empreendedorismo, inovação

e impacto social.


 Acesso a ferramentas e conteúdos alinhados

às necessidades do grupo de empreendedores(as).

Metodologia Artemisia que une teoria e prática com foco no que é essencial ao desenvolvimento do negócio e do(a) empreendedor(a).

DEPOIMENTOS

Confira como foi a experiência de alguns(mas) empreendedores(as) de impacto impulsionados(as) na 2ª edição do Lab NIP:

“A jornada de Desafios foi a fase mais produtiva para a evolução do nosso negócio principalmente pelas mentorias semanais que trouxeram diversas reflexões importantes para a nossa proposta de valor e modelo de receita.”

Noix Comunidade Empreendedora

"O que teve bastante impacto para nós foi melhorar nossos serviços e o que terá grande impacto será ter uma marca forte nas quebradas e também no mundo tech onde todos os clientes possam nos ter como referência."

Mais1Code

"Todos os encontros trouxeram reflexões e aprendizados importantes, principalmente durante as trocas entre os grupos. Gostei muito de entender sobre proposta de valor e persona.”

Luvèmba Espaço Terapêutico

"A jornada de conteúdos em si é muito boa, mas a melhor parte é a forma com que ela é passada, de maneira dinâmica e simplificada, a gente consegue absorver tudo.”

Gera

Conheça os destaques das edições Sul-Sudeste e Norte-Nordeste

CRONOGRAMA

Inscrições Abertas

até 06 de outubro de 2021


Participação Pílulas NIP*

05 ou 06 de outubro de 2021

*Encontro virtual para trocas com empreendedores(as) de periferias. Participação livre, será critério de desempate dos inscritos caso necessário.


Aviso aos selecionados(as)

25 de outubro de 2021


Programa

03 de novembro a 16 de dezembro de 2021


Definição dos Destaques

16 de dezembro de 2021

Conheça os destaques das edições Sul-Sudeste e Norte-Nordeste

Você também será avisado(a) sobre novidades e próximas edições!

Os procedimentos de tratamento de seus dados pessoais realizados pela Artemisia, de acordo com a legislação aplicável, podem ser acessados no link: bit.ly/2021PoliticaPrivacidade

NO QUE ACREDITAMOS

Nas diversas periferias do Brasil, há empreendedores e empreendedoras com ideias e soluções com alto potencial de inovação.


Essa inovação empreendedora das periferias nasce de uma experiência concreta que — ao transformar a realidade de escassez em abundância criativa e de resistência — fortalece todo o cenário de empreendedorismo de impacto, alimenta o sonho e a luta em busca de dignidade.


É dessa crença que surgiu o Lab NIP | Negócios de Impacto da Periferia - uma das frentes de atuação da ANIP | Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia, que tem a missão de consolidar o ecossistema de negócios de impacto da periferia no Brasil. A iniciativa nasceu da união entre A Banca, Artemisia e FGVcenn - com o apoio da Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Fundação Casas Bahia, Humanize, AZ Quest e PepsiCo Foundation.

REALIZADORES

A BANCA

A produtora A Banca nasceu como um movimento juvenil no final da década de 1990 quando o Jardim Ângela era o lugar mais violento do mundo. Em 2007, passou pelo processo de aceleração da Artemisia; em 2008, estruturou-se juridicamente, tornando-se uma associação. Desde o início de suas atividades, A Banca já realizou mais de 130 eventos gratuitos em espaços públicos da cidade de São Paulo, nos quais se apresentaram 120 grupos musicais, beneficiando diretamente 45 mil pessoas. Atuou com mais de 25 escolas públicas e privadas, oferecendo intervenções educacionais através da cultura Hip Hop e da Educação Popular. Foi a pioneira em fazer conexões de impacto, em busca de romper as barreiras invisíveis culturais, sociais e econômicas com pessoas de diferentes realidades na cidade de São Paulo.

 

 

ARTEMISIA

A Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, tem como missão potencializar negócios que criam soluções para problemas sociais ou ambientais e provocam impacto positivo por meio da sua atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento a negócios de impacto – via programas de aceleração, apoio em pilotos de inovação aberta e articulação de investimento de impacto –; conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto; e desenvolve conhecimentos sobre o tema. Fundada em 2005, possui atuação nacional e já impulsionou mais de 650 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas. Nos últimos dois anos, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas pelos negócios apoiados pela Artemisia.


 

FGVcenn

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn) foi criado em junho de 2004 com a missão de ser um gerador de conhecimento em empreendedorismo no Brasil, construindo uma cultura empreendedora na Fundação Getulio Vargas e contribuindo para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. Para isso, o Centro reúne pesquisadores de formações diversas para estudar e propagar conhecimento sobre empreendedorismo de forma multidisciplinar, independente e de acesso público. O FGVcenn é reconhecido como um centro de excelência sobre empreendedorismo e realiza uma série de eventos, workshops, competições de planos de negócios, concursos, congressos e pesquisas, a maioria deles oferecida gratuitamente a um público interno e externo à FGV.



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

CONFIRA AS PERGUNTAS FREQUENTES AQUI

CONTATO

artemisia@artemisia.org.br imprensa@artemisia.org.br