Frente a crise imposta pelo Covid-19, se torna ainda mais necessário apoiar empreendedores(as) de impacto que atuam nas periferias ou com públicos vulneráveis. Nesse cenário surge o Fundo Volta Por Cima, que tem a missão de conceder empréstimos a juro zero para que negócios de impacto possam se manter ativos, garantindo empregos e renda.

QUERO CONTRIBUIR


As mais de 13 milhões de pessoas que vivem nas periferias em todo o Brasil podem ser as principais vítimas do novo coronavírus. Nesse cenário, apoiar os(as) empreendedores(as) de impacto que atuam nas regiões de maior vulnerabilidade e trabalham para amenizar os problemas sociais se torna ainda mais necessário.


Guiados pela missão de fortalecer o empreendedorismo de impacto, nós do Banco Pérola e da ANIP (Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia, composta pela A Banca, Artemisia e FGVcenn) criamos o Fundo Volta Por Cima. A iniciativa é uma resposta direta ao desafio urgente de empreendedores(as) que precisam manter seus negócios, garantindo emprego e renda.


QUAL A PROPOSTA

DO FUNDO VOLTA POR CIMA?

Estamos apoiando empreendedores(as) afetados(as) pela crise do coronavírus que lideram negócios de impacto atuantes nas periferias, ou que beneficiem públicos vulneráveis, por meio da concessão de empréstimos a juro zero.


Quanto maior a arrecadação, mais empreendedores(as) conseguiremos apoiar!

Até R$15.000,00

para cada negócio

Acompanhamento

e conteúdos


Nossa proposta é oferecer recurso financeiro de forma simples e rápida para que esses(as) empreendedores(as) possam seguir suas jornadas. Os selecionados para o Fundo também receberão acompanhamento e conteúdos como forma de apoio complementar a seus negócios.



QUAIS NEGÓCIOS ESTÃO SENDO APOIADOS?

Nesse primeiro momento, estamos apoiando negócios de impacto do portfólio da Artemisia e ANIP liderados por empreendedores(as) periféricos(as) e negócios de impacto com soluções que beneficiem diretamente a periferia ou outros públicos vulneráveis.


A expectativa é beneficiar ao menos 50 negócios dentro desse perfil, podendo ser um número ainda maior, de acordo com o valor arrecadado com doações.

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS NEGÓCIOS QUE ESTÃO SENDO APOIADOS:

1.

Puderam participar do processo seletivo negócios de impacto com atuação direta nas periferias ou com públicos vulneráveis e que já tenham passado por algum programa da Artemisia e/ou da ANIP. O formulário de inscrição foi enviado pelas organizações diretamente aos(as) empreendedores(as) dentro desse perfil.

2.

Após a inscrição, os negócios passaram pela avaliação do Comitê de Seleção do Fundo nos seguintes aspectos: perfil empreendedor(a), equipe, momento atual do negócio, capacidade de execução e perspectivas futuras com o uso do recurso. Não foi considerada a condição cadastral dos negócios, para que pessoas com restrição no nome sejam incluídas. 




FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO

Aceitamos doações de pessoas físicas ou jurídicas que queiram nos apoiar nessa iniciativa! Preencha o formulário ao lado e receba as informações de como doar!


Você é da imprensa e quer apoiar a divulgação dessa iniciativa? Clique aqui e acesse o nosso press release.

Qualquer informação sobre os procedimentos de tratamento de seus dados pessoais realizados pela Artemisia, de acordo com a legislação aplicável, pode ser solicitada através do e-mail protecao.dados@artemisia.org.br 

O Fundo será acolhido pelo Banco Pérola, uma OSCIP de crédito que pode conceder empréstimos, habilitada pelo Ministérios da Justiça e com seu estatuto social designação para tanto. O mecanismo financeiro para o primeiro momento é simples: doadores aportam o recurso no Banco Pérola em uma conta corrente tradicional que será informada por e-mail. O valor doado será utilizado para concessão de empréstimos a juro zero aos empreendedores(as) escolhidos(as), que receberão ainda suporte das organizações correalizadoras. Os doadores serão avisados posteriormente sobre quais negócios foram apoiados com o valor arrecadado.

REALIZADORES

BANCO PÉROLA

Há mais de 10 anos o Banco Pérola concede empréstimos e apoio ao micro e pequeno empreendedor. Nesse período, foi desenvolvida uma metodologia de análise de crédito específica, fundamental para o propósito: por se tratar de um público vulnerável, as operações apresentam um alto risco, o que faz com que esse empreendedor seja excluído ou enfrente muitas dificuldades no sistema financeiro tradicional. A experiência que o Banco Pérola adquiriu nessa importante etapa do processo garante que o recurso será oferecido nas melhores condições e que seja aplicado para que se movimente a economia local e gere-se empregos na comunidade. Nos primeiros anos, a operação foi viabilizada pelas premiações que a associação e a fundadora Alessandra França receberam; todas foram integralmente direcionadas ao projeto. Mas, para obter recurso recorrente e conseguir atingir mais empreendedores, o Banco Pérola participou da criação do Pérola FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) em 2014. Essa é uma ferramenta inovadora para um mercado que busca, ao mesmo tempo, rentabilidade e investimento de impacto.

bancoperola.org.br

ANIP - Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia

Nas periferias brasileiras emerge um novo pensamento sobre negócios de impacto. Nesse contexto, uma geração de empreendedores tem surgido e se apresentado como potência de inovação, impacto e superação. Para potencializar esse empreendedorismo transformador, A Banca, a Artemisia e o FGVcenn se uniram, em 2018, para criar a Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia, iniciativa pioneira no tema. Em 2020, as organizações anunciam um reposicionamento estratégico, passando a atuar como Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP) e ampliando o escopo de trabalho para implementar uma estratégia integrada de apoio à jornada empreendedora dentro das periferias em quatro frentes: mobilização e inspiração; novos modelos financeiros; geração de conhecimento; e formação de empreendedores.

articuladoranip.com



A BANCA

A Banca é um negócio de impacto da periferia que proporciona uma mudança de perspectiva, contribuindo para a periferia ser empreendedora do seu sonho, com qualidade de vida, conectando pessoas e articulando o ecossistema. A A Banca nasceu como um movimento juvenil no final da década de 1990 quando o Jardim Ângela era o lugar mais violento do mundo. Em 2007, passou pelo processo de aceleração da Artemisia; em 2008, estruturou-se juridicamente, tornando-se uma associação. Desde o início de suas atividades, A Banca já realizou mais de 130 eventos gratuitos em espaços públicos da cidade de São Paulo, nos quais se apresentaram 120 grupos musicais, beneficiando diretamente 45 mil pessoas. Atuou com mais de 25 escolas públicas e privadas, oferecendo intervenções educacionais através da cultura Hip Hop e da Educação Popular. Foi a pioneira em fazer conexões de impacto, em busca de romper as barreiras invisíveis culturais, sociais e econômicas com pessoas de diferentes realidades na cidade de São Paulo.

abanca.org

 

 

ARTEMISIA

Organização sem fins lucrativos, pioneira no fomento a negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que contribuam para a redução das desigualdades no país. A organização já apoiou mais de 500 iniciativas em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo.

artemisia.org.br


 

FGVcenn

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios foi criado em junho de 2004 com a missão de ser um gerador de conhecimento em empreendedorismo no Brasil, construindo uma cultura empreendedora na Fundação Getulio Vargas e contribuindo para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. Para isso, o Centro reúne pesquisadores de formações diversas para estudar e propagar conhecimento sobre empreendedorismo de forma multidisciplinar, independente e de acesso público. O FGVcenn é reconhecido como um centro de excelência sobre empreendedorismo e realiza uma série de eventos, workshops, competições de planos de negócios, concursos, congressos e pesquisas, a maioria deles oferecida gratuitamente a um público interno e externo à FGV.

eaesp.fgv.br

QUEM JÁ CONTRIBUIU

Nosso muito obrigada aos parceiros que já fizeram sua contribuição para o Fundo Volta Por Cima. Juntos somos mais fortes!




QUER FAZER UMA DOAÇÃO?

CONHEÇA

OUTRAS INICIATIVAS

Se por um lado estamos vivendo uma fase desafiadora, por outro, estamos acompanhando um forte movimento de colaboração no qual diversas organizações estão lançando iniciativas que buscam ajudar a sociedade a navegar nesse cenário imposto pelo coronavírus.


Confira abaixo outras iniciativas que você pode apoiar ou ajudar na divulgação:


Matchfunding ENFRENTE
Fundo ÉdiTodos
Brasil Sem Corona
Jornada Operação Antivírus X
CoVida20
Outras ações filantrópicas

NA MÍDIA

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Acesse aqui as perguntas frequentes

FAQ